sexta-feira, 13 de junho de 2008

Permacultura


Programa
10:30h – Recepção dos participantes na Guest House/Casa de Hóspedes
11:00h – Início da visita guiada ao projecto de Permacultura de Sepp Holzer
14:00h – Almoço vegetariano
15:00h – Café e sessão de perguntas
16:00h – Projecção do filme „O Rebelde Agrário"
17:00h – Discussão e esclarecimentos adicionais
17:30h – Encerramento dos trabalhos
Inscrição através do email
fncteixeira@gmail.com ou do tel. 283 635 311
Custos de participação: 20 € (inclui almoço). Existe possibilidade de pernoitar de véspera ou ficar para o resto do fim de semana.

ECOLOGIA E PERMACULTURA
com Sepp Holzer
A Ecologia é o tema central num modelo global para uma Aldeia de Pesquisa pela Paz, especialmente numa altura em que a destruição da paisagem e a desertificação aceleram a uma velocidade vertiginosa. Em estreita cooperação com o especialista austríaco em Permacultura, Sepp Holzer, queremos encontrar respostas para estes problemas. Por essa razão, em Tamera (uma propriedade no Baixo Alentejo com 134 ha) estão a ser desenvolvidas uma paisagem aquática e um modelo de Permacultura que oferecem as respostas às seguintes questões ecológicas e sociais:
Como é um modelo de aldeia, não-violento e ecológico compatível com a vida dos seres humanos no planeta Terra?
Como se pode solucionar a questão da água de modo a haver água suficiente para todos e ao mesmo tempo melhorar a fertilidade do solo?
Como podem os seres humanos, animais e plantas co-existir em cooperação e harmonia?
Como se pode desenvolver a nível regional um modelo de auto-suficiência alimentar?
Em Outubro de 2008 terão início uma série de seminários com a Permacultura de Sepp Holzer. Será uma oportunidade de aprender na prática com base nos projectos existentes em Tamera. Todas as pessoas interessadas estão convidadas para, em conjunto criarmos e aprendermos sob a orientação de Sepp Holzer. Mais informacoes sobre Sepp Holzer: http://www.krameterhof.at/
1º Seminário
Desenvolvimento de espaços de retenção, misturas de sementes e a simbiose da interacção

Data: 5 a 12 de Outubro de 2008
Formadores: Sepp Holzer e a equipa de Ecologia deTameraDurante o seminário serão abordadas as seguintes questões fulcrais:- Como se constroiem espaços de retenção de água?- Como se fazem canteiros elevados e terraços que são a base da Permacultura de Sepp Holzer?- Como se pode desenvolver e aumentar continuamente a fertilidade do solo e de todo o biótopo?
- Como se pode usar melhor a simbiose da interacção entre as culturas mistas de frutos, legumes e plantas auxiliares?
- Que tipos de adubos verdes e tipos de misturas de sementes são benéficas a este processo?

2º Seminário
Paisagem Aquática e Aquacultura

Data: 28 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2009
Formadores: Sepp Holzer e a equipa de Ecologia deTameraPrograma a ser apresentado brevemente

3º Seminário
13 a 19 de Abril de 2009
Formadores: Sepp Holzer e a equipa de Ecologia deTamera
(titulo e programa ainda por definir)
Informação geral:
O conteúdo dos seminários pode estar sujeito a alterações mediante as condições climatéricas.
Os três seminários são independentes e podem ser escolhidos separadamente.
O custo de cada seminário, inclui alimentação completa (vegetariana) e alojamento (os participantes devem trazer saco-cama) é de 850 € (preços especiais para participantes portugueses – contactar a organização).
Os custos serão acrescidos para as modalidades de quarto individual ou duplo na Casa de Hóspedes

Inscrição através do email: office@tamera.org, ou Tel. +351 283 635 306




Permacultura da palavra original Permaculture© - Permanent Agriculture (culture)é um sistema de planificação e criação de habitats humanos em harmonia com a Natureza.

O conceito foi desenvolvido há 30 anos por Bill Mollison, um fervoroso ecologista australiano, e David Holmgreen. Estes sistemas surgem como resposta alternativa às agressões do homem ao meio-ambiente e, consequentemente, a si mesmo. Não são métodos novos nem se "reinventa a roda" mas sim um retorno a práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a natureza como um todo.

É uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos, cujos padrões se assemelham ou imitam a Natureza.

A Permacultura não é um sistema especializado e único numa determinada actividade mas sim um método de integração global de vários componentes da actividade humana, tais como a agricultura, a piscicultura, a silvicultura(...), a arquitectura, a engenharia, o paisagismo, o ambiente, a economia, a sociologia, a cultura, etc. É um sistema que pretende abordar novas formas de pensar e planear sistemas de vida de qualquer escala e em qualquer contexto que visam a sustentabilidade de uma forma global.

ÉTICA - A ética base da Permacultura inclui três valores básicos que estão intrinsecamente ligados entre si, sendo que os dois primeiros não poderão existir a longo prazo um sem o outro.

CUIDAR da TERRA - Cuidar de todos os seres vivos, animados e inanimados, seja um grão de terra ou uma montanha, uma planta minúscula ou uma floresta, uma formiga ou uma baleia, do mar ou da terra, do ar e em última análise de todo o Universo.

CUIDAR das PESSOAS - Este valor ético está interligado com o anterior, pois não é possível cuidar bem das pessoas (começando por nós próprios) sem cuidar da terra e vice-versa. Assim, todos os seres humanos têm o dever de procurar e o direito de receber o alimento, abrigo, cuidados de saúde, amor, educação, trabalho, entre outras necessidades, para que assim se possam manifestar como seres participativos no longo processo da Vida.

APLICAR LIMITES AO CONSUMO E PARTILHAR OS RECURSOS - Para que todos os seres existentes tenham oportunidades semelhantes de se manifestarem é importante que cada um de nós se interesse com amor pelos outros. Assim que cada um de nos conseguir garantir as sua necessidades básicas (alimentação, abrigo, saúde, educação...) deverá estabelecer os seus limites e disponibilizar os seus conhecimentos, capacidades e valores para ajudar os outros a consegui-las também.

Cuidar da Terra e das pessoas - Isto só é possível se existir colaboração entre todos, partilhando os infindáveis recursos que o Universo nos proporciona. Para que estes recursos sejam equitativamente distribuídos, no tempo e no espaço, é necessário que cada indivíduo saiba o que é ter o suficiente e tenha somente o suficiente.

Adaptado de http://www.nelsonavelar.com/permacultura

Se se interessar por este assunto, avise-nos. Os Círculos organizam cursos de Iniciação à Permacultura.

1 comentário:

Ricardo Peixe disse...

Forma muito interessante de ver a nossa relaçao com os que nos rodeiam e as diversas areas da nossa vida.

Ricardo Peixe
http://ajudaincondicional.blogspot.com/