domingo, 23 de março de 2008

CRISTALOTERAPIA

WORKSHOP CRISTALOTERAPIA
Com Ana Delaunay Caperta


A Cristaloterapia é uma terapia complementar não invasiva que propõe o uso de cristais para reequilibrar e realinhar o campo vibracional, incidindo nos sistemas de energias subtis, com efeitos ao nível do corpo, mente e espírito. Este Workshop destina-se a pessoas com ou sem conhecimento prévio e foi desenhado para oferecer as bases da Cristaloterapia, de uma forma fácil, prática e agradável. Pretende fomentar o potencial intuitivo dos participantes.
Tópicos abordados
· Intervenção terapêutica com cristais;
· Alguns cristais e seu uso;
· Cuidados a ter com os cristais:
· Limpeza e energetização;
· Sintonização com cristais;
· Pirâmide e Selo de Salomão.

Data, horário e Local
10 de Maio 2008, Sábado, das 10:00 às 18 h, com interrupção para almoço, Círculos de Transformação, Évora.

Orientadora
Ana Delaunay Caperta, Cristaloterapeuta, Membro da Affiliation of Crystal Healing Organizations (ACHO, www.crystal-healing.org). Finalista da Formação em Terapia Gestalt (Lisboa). Professora Universitária e Investigadora (Lisboa). Formadora (IEFP).
Contacto: 91 7378824; anadelaunaycaperta@clix.pt

Inscrição
Preenchimento de ficha de inscrição.

Preço
50 €.

segunda-feira, 17 de março de 2008

CONTO QUE BRINCA

DESTINATÁRIOS: Professores e Educadores, e outros profissionais que trabalham com crianças.

Apresentação de um conto numa “Mesa de estórias”.
Não é mais do que uma mesa à qual se adicionam elementos simples e naturais que criam um ambiente e cenário onde se desenrola a apresentação de um conto e onde se pode brincar criando outras estórias.
Panos, madeira, pedras, flores e paus constituem alguns dos elementos desta mesa, depois surge os habitantes também eles elaborados de forma simples e com materiais naturais como pano, algodão e cordel.

A proposta é os educadores sentarem-se no lugar das crianças. E desfrutar daquilo que pode ser uma proposta de trabalho, ou apenas a apresentação de algumas ideias de base para fazer um trabalho com estes elementos naturais.
Um grupo sentado à volta desta mesa vê e ouve o conta desenrolar-se na mesa das estórias. No final o grupo é convidado a criar as suas personagens usando os mesmos materiais. E assim a mesa das histórias pode transformar-se no cenário de muitas mais estórias.
Aborda-se nesta actividade alguns conceitos usados na pedagogia Waldorf, no entanto esta é uma abordagem personalizada e que pretende ser flexível trazendo ao mesmo tempo uma forma “renovada” de fazer brinquedos e brincar com eles. Outro elemento muito importante da actividade é a estória, onde se pretende fomentar o gosto pelas estórias e consequentemente pela leitura.

quarta-feira, 5 de março de 2008

MASSAGEM BIODINÂMICA

O CAMINHO PELO “ TOQUE “

Considerada a mais feminina das teorias corporais, a Biodinâmica de Gerda Boyesen não segue nenhum curso pré determinado, visa a necessidade de cada paciente, procurando restaurar a auto-regulação estimulando e encorajando a expansão do “Núcleo vital”.

O objectivo da Massagem Biodinâmica não é apenas o relaxamento, mas o retorno da dinâmica do organismo. Procura os estímulos internos, as agitações do “Núcleo vivo” que literalmente fazem pressões para serem reconhecidos.

Assim, Gerda descreve que através do toque guiado pelos movimentos psico-peristálticos podemos dissolver a couraça dos músculos, das vísceras e dos tecidos restaurando assim a circulação de líquidos no organismo, podendo então a bioenergia circular livremente e vitalizar cada célula. Também, segundo Gerda Boyesen, todo o contacto pode ser utilizado, tocar com a voz ou com a mão a massagem não é mais que uma mensagem

Esta mensagem procura uma “Amizade com as Resistências”, que não deve ser entendida como cumplicidade e sim traçando um paralelo com outras linhas e imaginando um riacho cheio de pedras, a Biodinâmica não retira as pedras para aumentar o fluxo e sim o oposto, aumenta o fluxo para que este retire as pedras. A Biodinâmica, conta, assim com o potencial de auto-regulação do organismo vivo, que possui a capacidade de exprimir, resolver e digerir, até mesmo, os mais violentos choques emocionais, contanto que tenha as condições necessárias de paz e segurança.

Na terapia Biodinâmica o terapeuta acompanha e auxilia o paciente a reconhecer os estímulos internos e possibilitar o desenvolvimento destes. Não existem exercícios pré-determinados, impostos, e sim o encorajamento da livre associação de movimentos.